quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Gente de todo tipo chega e vai embora desse mundo a cada segundo. Existem os impressionantes, os decepcionantes, os vergonha alheia, os apaixonantes, os imaturos, os modelos perfeitos, os amores da sua vida, os amigos de infância, os novos amigos de infância, os bons colos, os bons drink (e nada mais que isso)... deu pra entender e eu nem precisava ficar denominando os tipos aqui. Todo mundo sabe que o que não falta é tipo de gente na vida. Nem todos cercados pelas melhores companhias, mas é possível que uma hora isso mude. Muda quando você cresce. Parece que crescer dá um upgrade na sua capacidade de observação, de interpretação e (a maior das conquistas) de compreensão.

A observação cresce quando você sente que está sentado em cima de alguma coisa: seu rabo. A partir daí é que você passará a esperar seu cérebro conversar com o coração, antes de soltar uma asneira qualquer pela boca.

A interpretação cresce quando você percebe que não dá para julgar os outros. Tarefa difícil, que exige treino e policiamento ininterrupto, mas possível. Basta parar para pensar que outro dia era você quem estava se comportando daquela forma estranha. Você tinha um motivo para aquilo? Pois é... pode ser que por algum motivo sobrenatural e inesperado a pessoa também tenha os seus. Vai saber...

A compreensão... essa é especial. É a única que não envolve a ação sugerida pelo termo. Compreensão, neste caso, não é uma atitude, é um caminho. Caminho que você só é capaz de acessar quando não está ocupado demais achando isso ou aquilo ridículo. E nem vou falar que essas pessoas fazem falta até você chegar lá, porque não fazem. Não se sente falta do desconhecido. Acontece que quando você cresce, quando se dá conta de que aquela pessoa é interessante, laços já foram cortados e não há mais espaço para receber tudo o que você desperdiçou enquanto seu HD estava trabalhando em prol de coisas "menos ridículas". Então só resta ficar de canto, absorvendo o quanto e o que puder daquela pessoa que tem tanta coisa para te fazer crescer ainda mais.

Agora, sendo realista e eu mesma, tem gente que vai além da minha capacidade de julgamento e é mesmo desnecessária. Para essas, o meu desprezo e risadas de litro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário